Projeto tem como missão disponibilizar Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) para crianças e adolecentes de 06 a 15 anos no contraturno escolar de segunda a sexta-feira. Ofertando espaço com conforto e aconchego em um local devidamente equipado com dispositivos de prevenção de riscos, garantindo a segurança física de todas as pessoas, bem como, a responsabilidade civil da Instituição junto ao público. O projeto atende inicialmente 110 crianças com capacidade para até 200 crianças.
Crianças e adolescentes atendidas pelo projeto
São aquelas situadas abaixo da linha da pobreza, a maioria dos seus pais e familiares encontram-se fora do mercado formal de trabalho. Na sua maioria, apresentam carência total decorrentes da desagregação familiar em consequência do alcoolismo, subempregos dos pais e responsáveis, familiares presos, uso e tráfico de drogas.
Apresentam dificuldades no processo de aprendizagem escolar, e são vitimadas pela falta de segurança e violência nos bairros onde vivem e gravidez precoce em muitos casos.
Projeto proposto pela Associação Batista de Beneficência TABEA, tem como proposta primordial, captação de recursos para realizar adequações no que se refere à estrutura física da casa, bem como, de revisar e adequar as condições de segurança a todos que por ela passam: crianças, funcionários, prestadores de serviços, etc.
Juntos podemos fazer muito mais e melhor!
Estrutura do Núcleo Criança Feliz
As crianças permanecem no núcleo sempre no seu contratuno escolar, e recebem 2 refeições: café da manhã e almoço ou almoço e café da tarde.
Logo de manhã cedo chega a primeira turma de crianças, todas entre 6 e 15 anos. A maioria mora no entorno e, se não fosse o Núcleo Social Criança Feliz, em Cotia, passariam o dia na rua ou sozinhas em casa. Felizmente, para essas crianças, o Núcleo é um refúgio para as horas em que não estão na escola. São duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde.
Quando chegam pela manhã, ganham, antes de mais nada, um bom café da manhã. Por causa desse cuidado com a alimentação, as crianças que chegam à ONG subnutridas em poucos meses já apresentam uma grande melhora na sua saúde. A manhã passa rápido com devocional bíblica, oficinas de informática, música, culinária, artes, esporte e reforço escolar. Na medida do necessário, o grupo é dividido em até três turmas por faixa etária (6-8 anos, 9-11 anos e 12-15 anos), cada uma com sua monitora, apoiadas por voluntários, quando possível. Antes de irem para a escola no turno da tarde, ainda recebem um almoço caprichado. E logo em seguida chega a turma da tarde, que começa suas atividades com almoço, encerrando a tarde com um bom lanche reforçado antes de ir para casa.
O núcleo possui 2 micro-ônibus que atendem Cerca de 80 crianças diariamente de segunda e sexta-feira. Eles fazem trajetos distintos com paradas estrategicas, próximas as residências/escolas das crinaças para pegar e deixá-las. Pela manhã, esses micro-onibus saem as 6h do núcleo para buscar as crianças que moram distantes, retornando com as crianças ás 7:30. As 11:30 após as crianças almoçarem e realizarem a higiene bucal, elas são levadas para as suas escolas e os ônibus ja retornam com as crianças que estudam pela manhã. No final do dia as crianças, que moram longe do núcleo são levadas para suas residências. Sempre precisa ter um responsavel pela criança para elas embarcarem ou desembarcarem do ônibus.
As crianças permanecem em torno de 5h sob responsabilidade do núcleo, além das refeições que recebem, também participam de várias atividades como devocional bíblica, oficinas de culinária, artes, informática, inglês, música, esporte e reforço escolar, sempre acompanhadas de monitores e voluntários, quando possível.
Brincadeiras em grupo
Oficina de artesanato com tampinhas plásticas
Trabalhos manuais
Oficina de artesanato - Confecção de bonecas de pano
Oficina de Informática
Devocional com o Pr Manfredo
Oficina de Inglês
Oficina de Culinária
Oficina com a Psicóloga social
Crianças cantando
Brincadeiras no parque do núcleo
Para excecção de todas as manutenções dos espaços físicos da Instituição, pinturas, reformas, como também reestruturação do sistema de rede elétrica, hidráulica, sinalização de dispositivos de segurança como extintores de incêndio e hidrante entre outras, estima-se um custo de 450.000,00 que precisam ser captados através de parcerias com empresas privadas e pessoas físicas.
Caso você possa nos ajudar de alguma forma, entre em contato conosco através dos telefones (11) 4616-1124 e (11) 4616-1107 ou através do e-mail larcotia@terra.com.br
As crianças e adolescentes do Projeto “Bem Acolher”, são atendidas na unidade de atendimento localizado a Rua Caminho do Furquim, 275 – Chácara Santa Maria, Cotia – SP, tendo como referência o KM 39 sentido leste da Rodovia Raposo Tavares